top of page

Livros interativos: o que são e como ajudam na educação?

Alunos sentados na cadeira e folheando um livro didático de papel é uma cena clássica de qualquer sala de aula. Porém, com o uso crescente da tecnologia na educação, um novo material surgiu para aprimorar o aprendizado.


Trata-se dos livros interativos, elaborados para dar uma experiência participativa ao leitor. 


O livro interativo é apenas uma das possibilidades de a escola inovar no ensino por meio da tecnologia. Quer entender melhor o tema? Continue a leitura!


O que são livros interativos?


O livro didático faz parte da educação há séculos, mas com o crescimento e popularização da tecnologia, esse item tão importante para a aprendizagem recebeu novos recursos. Hoje, os livros interativos fazem parte da rotina de estudos de alunos e professores.


Apesar do que muitos acreditam, os livros interativos podem ser físicos ou digitais. Isso porque a principal característica desse material é permitir a interação do leitor com o conteúdo de maneira ativa. Ou seja, ele vai além dos espaços para desenhos e escrita. 


No livro didático, são utilizados recursos que entregam uma experiência de leitura imersiva e interessante, como:

  • links;

  • animações;

  • jogos digitais;

  • vídeos;

  • quizzes;

  • sons.


Esse material está alinhado à linguagem da nova geração de alunos que já nasceu conectada. Outro exemplo são os QR Codes impressos nos livros para acesso de conteúdo extra pelo celular, onde só é preciso apontar a câmera para maximizar a aprendizagem.


Benefícios de utilizar livros interativos na aprendizagem


Vale ressaltar que o livro tradicional ainda faz parte da rotina educacional, mas nada impede que a escola utilize também os livros interativos. Veja quais são os benefícios! 


Torna a aprendizagem motivadora e engajada

As salas de aulas são compostas por crianças e adolescentes que pensam e agem de maneira diferente que as gerações anteriores. Esse comportamento, influenciado pela tecnologia e pela sensação de pertencimento patrocinado pela internet, impacta na condução do ensino-aprendizagem. 


Esses estudantes terão menos interesse nas abordagens pedagógicas tradicionais, com pouco dinamismo e mais fórmulas prontas para decorar. Afinal, os alunos das gerações Z e Alpha gostam de aprender de maneiras interativas, que possam também ter acesso a uma quantidade variada de informações — características supridas pelos livros interativos!


Por meio de recursos interativos, o aluno poderá desenvolver interesse maior pelos estudos, principalmente se o conteúdo for relacionado com os gostos e interesses pessoais. Assim, a sala de aula será um espaço de aprendizagem e compartilhamento do conhecimento, cenário que motiva também o professor. 


Favorece o acompanhamento do aprendizado do aluno


Outro benefício dos livros interativos é a possibilidade de acompanhar de perto o rendimento escolar dos alunos. Isso porque é possível investir em materiais interativos que gerem relatórios à medida que as interações são realizadas. Assim, a escola conseguirá melhorar o ensino oferecido.


Dessa maneira, o educador poderá acompanhar a aprendizagem e identificar as dificuldades dos alunos para oferecer suporte adequado no decorrer do ano letivo. Além disso, permite que o ensino seja personalizado para atender às necessidades individuais de cada estudante. 


Proporciona autonomia para o aluno


Como citado anteriormente, os livros interativos podem ser acessados por dispositivos digitais como computadores, tablets e celulares. E como os alunos do século XXI têm imensa facilidade com a linguagem da internet, o educador atua nesse caso prestando suporte pedagógico aos estudantes.


Consequentemente, utilizar livros interativos estimula a autonomia estudantil. Quando a escola dá ao aluno a oportunidade de participar ativamente do próprio processo educacional, garante que ele irá desenvolver habilidades de liderança, tomar decisões e ser responsável dentro e fora da sala de aula.


Atrelado à autonomia estudantil, é possível desenvolver a formação integral do aluno, citada ao longo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Afinal, a escola dá aos alunos a oportunidade de tomar decisões, preparando-os para tomar as rédeas da vida adulta — sobretudo na fase do vestibular.


Artigo originalmente publicado em Blog Conexa


Commenti


bottom of page